GP do Brasil: A Corrida


Interlagos foi novamente palco da definição do campeão da temporada de Fórmula-1. Após festas para Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton, o GP do Brasil consagrou Jenson Button como campeão, o 31º da história da categoria.

Para isso, Button contou com uma série de acidentes à sua frente, bem como realizou ultrapassagens importantes para chegar aos pontos que lhe eram necessários. Como o inglês havia declarado no sábado, seria necessária uma corrida dos infernos.

A largada transcorreu sem maiores incidentes, com Barrichello e Webber mantendo a liderança e Raikkonen pulando para terceiro. E então veio a reta oposta: O finlandês tentou ultrapassar o australiano, mas Webber fechou a porta e quebrou a asa dianteira da Ferrari. No fundo do grid, Fisichella e Kovalainen se tocaram. Duas curvas mais tarde, Trulli forçou para ultrapassar Sutil e o acertou, que perdeu o controle de sua Force India e acertou Alonso.

Safety car na pista, e quatro carros a menos na frente de Button, agora o nono – e também de Robert Kubica, que pulou para terceiro. Kovalainen e Raikkonen entraram nos pits, Kovalainen saiu com a mangueira de abastecimento engatada bem à frente do finlandês. O combustível vazando voou na Ferrari, que virou uma bola de fogo por alguns segundos.

O safety car permaneceu na pista por quatro voltas, e a relargada ocorreu sem problemas. Barrichello não abriu vantagem suficiente para voltar de seu pit na liderança, muito por conta do safety car. Acabou ultrapassado por Webber e Kubica e voltou à frente de Hamilton, que o pressionava.

Enquanto isso, Button ultrapassou Nakajima, Buemi e Kobayashi, com quem travou um belo duelo – o estreante da Toyota ainda duelou com Nakajima, tendo defendido a posição após dividir uma série de curvas com o compatriota.

As chances de Barrichello no campeonato já não existiam após a segunda rodada de pits, com o brasileiro em terceiro e Button em sexto. Um pneu furado de Barrichello forçou um terceiro pit, deixando o piloto da Brawn em oitavo lugar. Button subiu para quinto e cruzou a linha de chegada comemorando seu título. Webber venceu a prova com tranquilidade, seguido de Kubica, Hamilton e Vettel.

Em duas semanas, o encerramento da temporada em Abu Dhabi.

Deixe um comentário