O retorno de Kimi Raikkonen


Na manhã desta terça-feira, a Renault (que será Lotus em 2012) anunciou a contratação de Kimi Raikkonen, campeão da categoria em 2007 com a Ferrari. O finlandês deixou a F-1 em 2009, mas seu nome nunca esteve realmente afastado, sendo sempre especulado seu retorno. No último mês, os rumores ganharam força na Williams, e até uma eventual participação acionária do piloto na equipe foi especulada.

A indefinição sobre o retorno de Robert Kubica, ainda em recuperação de seu acidente, transformou a Renault em vedete da boataria, e suas vagas em aberto após resultados poucos animadores de Heidfeld, Petrov e Senna formaram um enorme balcão de negócios. Além dos citados Petrov e Senna, concorreriam também Barrichello, Grosjean e eventualmente Sutil e Kovalainen.

No currículo, Kimi tem 157 provas, 18 vitórias, 62 pódios e 16 poles, além do título de 2007. Com a volta de Raikkonen, a F-1 vai reunir em 2012 inéditos seis campeões mundiais – além do finlandês, o hepta Michael Schumacher, os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso e os detentores de um título Lewis Hamilton e Jenson Button.

Raikkonen passou dois anos afastado da F-1, e após seu título ficou marcado pelo claro desinteresse – e ninguém se surpreendeu quando a Ferrari rescindiu o contrato de Kimi para contratar Alonso, pagando uma multa mais que milionária. Sabe-se, a F-1 passou por muitas mudanças nos últimos dois anos, e Kimi terá pouco tempo para testes e readaptação.

Por outro lado, a Renault claramente ressentiu-se de um piloto experiente para o desenvolvimento do carro durante a temporada. O início do ano parecia promissor, com pódios para Heidfeld e Petrov, mas as demais equipes seguiram suas evoluções enquanto a Renault permaneceu estagnada. E Raikkonen, em termos de talento nato, é um dos melhores pilotos da atual geração. Motivado, como o próprio diz estar (no comunicado, Raikkonen mencionou uma “ânsia esmagadora”), será o maior atrativo em termos de novidade em 2012.

O retorno de Raikkonen aumenta o mistério a respeito das poucas vagas restantes para o grid para 2012. Com o acerto do finlandês na Renault, o nome de Barrichello voltou a ser prioridade na Williams. E os últimos dias de 2011 terão um mercado mais agitado do que o esperado.

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